sábado, 17 de julho de 2010

Um sonho


Hoje o jogo será difícil!

Foi assim que o técnico Amaral começou sua preleção aos jogadores, afinal o time que ocupava a segunda posição da competição iria enfrentar o líder invicto e com todos as partidas terminadas com um saldo de gol maior que dois.
Os jogadores prestavam atenciosamente a atenção em todas a palavras que saiam da boca de seu treinador e as figuras que passavam na tela multi mídia a sua frente.
Ao termino ele deixou a palavra em aberto para que os jogadores se pronunciasse mas ninguém quis dizer nada apenas os gritos de incentivos de _ vamos lá!! È isso ai !! Hoje a vitoria é nossa!!
Em, seguida foram saindo e se encaminhando para seus quartos onde pegariam suas roupas e seguiriam para o estádio. A tarde de domingo era perfeita para um partida de futebol, o sol brilhava e algumas nuvens passeavam no céu, formando figuras diversas, nos boletins meteorológicos não havia previsão de chuva portando o espetáculo prometia.
Dentro do ônibus o som que embalava a turma era o pagode, preferência geral dos boleiros alguns escutavam seus ipod e outros cantavam em grupos alguns pedaços de canções conhecidas e em seguida emendavam em outras enquanto a zuação entre eles corria solta. Até o sisudo Amaral cantarolava alguma coisa junto com o presidente do clube que viajava ao seu lado apreensivo.
Enfim chegam ao estádio que faltando ainda uma hora para o inicio da partida já esta completamente lotado afinal todos dizem sem exceção que aquele é o jogo da final do campeonato de uma lado do estádio a torcida grita seu canto incentivo a equipe enquanto do outro lado a outra torcida grita pelos nomes de seus jogadores, entre eles um muito famoso um grande goleiro que assim que chegou a equipe deu novo animo a seus companheiros que estavam desacreditados no campeonato e deram uma arrancada até ocupar a segunda colocação, mas não podemos deixar de falar também da equipe adversária que em seus jogos sempre vence de goleada e tem o artilheiro da competição. Dentro dos vestiários os jogadores fazem seus últimos rituais de aquecimentos alguns já fardados para a batalha outros ainda se aprontando aos poucos dando o famoso “migue” no preparador físico já impaciente com a lerdeza de alguns.
A imprensa lá fora impaciente com a demora para liberar a escalação da equipe o técnico estaria com duvidas sobre quem deveria jogar, alguém da equipe estava machucado ou tudo era apenas um jogo de cena mesmo. Apenas Amaral poderia responder a todas essas questões. E assim foi até o termino do aquecimento e as ultimas palavras do treinador que olhando em seu relógio notou que faltavam apenas quinze minutos para o inicio da partida, chamou seus jogadores e deu suas ultimas instruções e pediu um cuidado especial para a defesa com o artilheiro do campeonato que estava na outra equipe e pediu a seus atacantes empenho e dedicação para fazer o gol que tudo sairia bem naquele dia. Saiu e deixou seus pupilos para que entre eles fossem feito a ultima palavra de incentivo antes da batalha que ali travariam naquela tarde.
Já na saída do vestiario na famosa boca do túnel os atletas saem em disparada para o campo de jogo onde se houve os gritos de alegria da torcida e os jogos de artifício pipocando no ar, a famosa saudação dos atletas e os reportes se posicionando para as entrevistas e fotos mas falta alguém em campo. Quem não subiu?
Um repórter então pergunta ao capitão da equipe o porque do famoso goleiro não ter entrado em campo, junto ao resto da equipe e sem entender o capitão corre até banco, recebe a noticia que ao sair do túnel ele havia escorregado nas escadas e não poderia participar do jogo pois havia torcido o pé.


Bem agora começa outra estória.


A alguns anos um garoto do interior apenas com 14 anos de idade disse a seus pais que iria ser jogador de futebol e para que isso acontecesse ele iria mudar de cidade, teria que ir para a cidade grande. Os pais do menino não deram importância as palavras do filho e continuaram a ver TV, alguns dias depois ao entrar em casa o pai do garoto o encontra com suas malas prontas e passagem comprada e escuta do filho que haveria uma peneira na equipe de futebol da capital e que ele iria fazer e passaria, bem o pai que não estava muito pra prosa deixou que o filho viajasse mas que teria que manter contato todos os dias, mas fez isso sabendo que o rebento estaria me casa no dia seguinte, olha só o menino passou na peneira e só voltou pra casa no natal.
Logo depois das festas de fim de ano ele regressou para a capital onde iniciaria os treinos para a competição estadual, e como era bom de bola o garoto com 16 anos já estava como terceiro goleiro da equipe adulta e com várias equipes européias querendo levá-lo para fora do Brasil, mas ele queria continuar e um dia chegar a ser o primeiro goleiro da equipe principal equipe essa que é a do coração de seu pai. Sempre em contato com a família no interior ele mandava fotos ao lado de jogadores famosos, camisas de artilheiros e presentes para os primos que havia deixado para traz mas não se esquecia de como foram importantes para que ele chegasse até ali.
Já estava ficando no banco de reserva como segundo goleio e o treinador de goleiros sempre o aconselhando para ter paciência que logo chegaria a sua vez de defender o gol da equipe e sem, medo de nada, até que chegou a noticia estavam contratando um dos melhores goleiros do Brasil na atualidade e o garoto viu seu sonho se ruindo aos poucos, tão cedo não teria uma nova chance no gol do clube e voltou a ser o terceiro goleiro.

E Lá estava ele sentado no banco acompanhando toda a movimentação de médicos, massagista, preparador físico e assim como todos os outros sem saber o que acontecia, até que o seu treinador o chama, _rápido; venha se aquecer, hoje você joga!
Altivamente ele sai do banco de reservas com sua camisa amarela e um sorriso largo no rosto se alonga e da alguns saltos descoordenados e pensa _ bem que meus pais poderiam, estar aqui hoje para me verem jogando. _ o treinador passa tranqüilidade a ele e diz que nada vai transpor a barreira que ele é e com apenas 17 anos ele se apresenta a toda torcida de seu time de coração orgulhoso em estar ali onde muitos homens já sonharam e ainda sonham em estar um dia.
Antes do inicio do jogo ele se ajoelha se lembra de seus pais e reza pedindo a Deus a proteção para si e toda sua equipe.
Após o apito inicial só se houve os gritos dos torcedores e em alguns lances o apito do juiz mas para ele nada mais importa pois esta onde sempre desejou, nenhum perigo ronda sua meta, a sua equipe estava muito bem preparada para aquele confronto haviam estudado a semana toda como se comportavam os jogadores adversários em vários momentos do jogo e se antecipavam as jogadas.
Durante todo o primeiro tempo de jogo ele apenas pegou na bola para repor em dois ou três tiros de meta e mais nada que isso.
Tem inicio o segundo tempo de jogo a equipe adversária agora com mais um atacante inicia um verdadeiro bombardeio mas nosso jovem e interpreto goleiro vai em todos e as defende como quem esta jogando bola no campinho da esquina com os primos embaixo das velhas traves de bambu, nada passa por ele.
Sei time cai de rendimento deixando o Sisudo técnico Amaral mais sisudo ainda e aos berros ele tenta dar animo ao time e faz algumas mudanças entre elas ele tira um ala e em seu lugar coloca mais um centroavante e assim o time mais uma vez vai ao ataque e consegue fazer um gol.
Alivio para todos, mas apenas por alguns minutos porque a equipe adversária vem com tudo para cima novamente em vários lances de perigo de gol mas embaixo das traves ele estava reinando absoluto sem que nada o transpusesse mas um sagüeiro comete um pênalti, e ele se vê frente a frente com o artilheiro da competição.
Mais uma vez se lembra dos primos no interior que sempre diziam _ quem é canhoto maioria das vezes chuta a bola no canto esquerdo.
E ouvindo o apito do arbitro ele voou para o lado esquerdo e foi sua consagração.
Penalidade defendida e pela primeira vez no jogo Amaral sorri.
Minutos finais da partida a torcida canta alegremente pois a única equipe invicta da competição estava caindo e por outro lado a equipe que veio La de baixo da tabela estava ocupando o primeiro lugar, mas a bola inda rola no campo de jogo, alguns comentarista já dando nota dez pela atuação no estreante e nota quatro pelo pênalti perdido pelo artilheiro, mas o destino mudou tudo.
Em um lance meio bobo a bola sobrou para o grande artilheiro que sem dó nem piedade invadiu a área passando por três jogadores da defesa e encarando o interpreto goleiro fez o gol de empate da partida a poucos segundos do fim do jogo deixando tudo igual no placar.
Mas para quem pensa que o goleiro saiu triste do jogo se engana a alegria tomava conta daquele jovem havia conquistado o que mais queria na vida, mal pode dormir naquela noite tamanha a alegria que ele sentia assistiu a todos os programas de mesa rodando da noite, para saber o que falavam dele e apenas ouvia elogios, ouviu o Amaral dizendo que o Brasil havia encontrado um goleiro para mais 4 copas do mundo, comentaristas dizendo que ele nunca mais sairia do time e principalmente viu sua historia sendo contada por seus pais. Isso mesmo, uma equipe de reportagem foi lá no fundão procurar os pais do garoto que viram tudo pela televisão.
E assim foi o dia em que o interpreto entrou para os anais do futebol brasileiro!!




By choko

Nenhum comentário:

Postar um comentário

gostou? entao comente, assim posso melhorar mais ainda!!