sexta-feira, 30 de julho de 2010

A mula sem cabeça


A LENDA II

A família já estava conhecidíssima no condomínio, embora os pais fossem muito reservados os filhos faziam a fama ir longe, romper fronteiras, tanto que até as crianças dos condomínios vizinhos já vinham pra ali escutar as estórias e lendas sobre fantasmas monstros e assombrações contadas por eles, que entre uma travessura e outra deixam todos com medo.
Outro dia foi a vez do irmão do meio o único filho homem desenvolver uma estória e foi algo assim:
Em uma cidade pouco populosa, havia uma mulher bela, sua beleza era algo incompreensível, seus cabelos negros como a noite e longos como uma cachoeira, seus olhos negros como a jabuticaba, sua pele macia como a folha de um pé de figo, seu perfume doce como jasmim, e sua pele alva como uma pétala de rosa. Por onde passava conquistava admiradores, mas existia algo intrigante em sua personalidade, porque uma mulher tão bela quanto ela nunca se casou?
Essa indagação ficava no imaginário de todos os homens e algumas mulheres todos curiosos para saber por que uma pessoa tão bela vivia sozinha sem amigos. O tempo passava pára todos na cidade, mas ela continuava com sua beleza sem igual sem envelhecer. Até que um dia depois de anos vivendo sozinha ela resolveu namorar e enfim se casou.
Na primeira semana de seu casamento tudo estava indo muito bem, até que seu marido encontrou fotos antigas da esposa em companhia de uma belo padre, um rapaz a quem ela disse ser seu amigo de outra cidade, de outro local muito distante dali. Ele ficou perplexo porque ela nunca falará nesse rapaz e em seu casamento sequer a família dela havia aparecido e a vida continuava ali naquela cidadezinha no interior de Minas Gerais.
Uma noite dessas o rapaz se levantou e notou a ausência de sua esposa na cama, não se perturbou com isso imaginou ele que ela deveria estar no banheiro ou foi a cozinha tomar água e voltou a dormir.
Algumas noite depois o fato aconteceu novamente e mais uma vez ele imaginou o mesmo nem sequer olhou para o lado apenas notou que o corpo dela não estava na cama.
Alguns dias depois começaram a surgir boatos pela cidadezinha que foi visto uma alma penada pela cidade, era uma criatura horrível de se ver, tinha a forma de uma “mula”, mas não havia cabeça. No lugar da cabeça havia labaredas de fogo e era muito rápido o seu galopar, em segundos percorria quase sem metros, os poucos que haviam avistado ficaram em estado de choque, os animais que a viram não cantam mais, não cocoricam nem servem mais leite. Era esse o comentário da cidadezinha.
Em um dia de folga aproveitando a ausência de sua esposa o rapaz resolve fazer uma grande limpeza pela casa e encontrou fotos de sua mulher com o tal padre, ao para responder quem era o sujeito ela dizia que era um amigo de outras épocas, mas a anos não o via mais, restaram apenas as fotos.
E mais uma noite a mulher sumiu de seu leito, deixando o marido sozinho ali. Quase dois anos de casamento e a lenda da tal mula sem cabeça, apavorada a população do local, nos sítios e fazendas da região todos colocam os animais para dentro do curral ao anoitecer e deixavam lamparinas acessas a noite toda, não se viam mais tantas pessoas andando pelas ruas durante a noite, faziam tudo que podiam durante o dia os bate papos das comadres no inicio da noite depois da voz do Brasil no radio havia acabado mesmo, quando ouviam barulhos de casco de cavalos pelos calçamentos todos entravam em desespero dentro de suas casas, alguns corajosos se organizaram em um grupo de busca,mas na verdade ficavam tomando cachaça atrás da tuia do nho nanau.
Uma noite dessas ao se deitar o marido perguntou a esposa se ela não conseguia dormir toda a noite, porque havia notado que ela saira da cama algumas noites, ela apenas sorriu e disse que ele estava tendo alucinações. Também perguntou sobre as fotos mais uma vez e ela mandou que ele fosse dormir.
Conforme o tempo passava o tal boato da mula sem cabeça foi crescendo e outras pessoas de cidades vizinhas vinham ali para tentar ver algo, grupos de jovens acampavam nos pastos ao redor da cidade e cantavam em volta de fogueiras a noite toda, pessoas que se diziam cientistas de outras regiões do Brasil apareciam para questionar os moradores, durante um longo tempo nada aconteceu na cidade.
Um dia qualquer um jovem apareceu na cidade vendendo algumas coisas, ficou sabendo da historia da mula e começou a falar tudo que sabia, dentro de um boteco onde parou para tomar uma pinguinha e comer um pão de milho, disse ele que em uma cidade mais ao norte dali uma mulher havia seduzido um jovem padre e dormido com ele e como castigo por esse ato ela não deveria mais se casar e se um dia ela se casasse nas notes de quinta para sexta feira, ela não dormiria mais e deixaria sua cabeça no colchão ao lado de seu marido, se corpo teria forma de uma egua ou mula e no lugar de sua cabeça sairiam línguas de fogo. O riso foi geral dentro do boteco do seu lalau, ninguém levou a serio o que o jovem vendedor contou.
As semanas foram se passando alguns hábitos da cidade foram voltando ao normal as conversas nas calçadas ao anoitecer, a velha roda de viola na praça da igreja as crianças brincando de pega pega na rua, os jovens não vinham mais de outra cidade para acampar e os que se diziam cientistas não faziam mais perguntas, nem os jornalistas apareciam mais. E a tal mula, vez ou outra se escutava dizer que ela havia sido vista La pelos morros perto da mata, mas nada de concreto, nenhum animal mudava seu comportamento.
Inicio da semana de quaresma a religiosidade das pessoas afloram mais nessa época todos vão a igreja o marido de arruma e convida a mulher para irem na missa de cinzas, ela que passou o dia todo dentro de casa, se recusa diz não estar se sentindo bem e que pode ser gravidez, o marido então fica feliz afinal depois de três anos de casamento iria ser pai. Ele foi a missa sozinho, ao terminar ficou Ali na praça conversando com amigos, e alguém tocou no assunto da mula sem cabeça, riram muito do fato alguns imaginava ser algum garoto brincando, fazendo arte, varias opiniões rolaram na roda de conversa, até que alguém se lembrou do fato narrado no boteco do lalau, então riram mais ainda imagina que uma maldição dessa possa existir!
Indo para casa o marido pensa nas coisas que lhe contaram sobre a mula quando se vê esta em frente a sua casa, entra sorrateiramente para não acordar a esposa que já estava dormindo entra pelo quarto e se mete debaixo dos cobertores para mais uma noite tranqüila de sono.
Acorda no meio da noite e sente a ausência de se sua mulher mais uma vez, abre os olhos e a vê sorrindo para ele, que estranho pensa para si mesmo e cai no sono mais uma vez, no outro dia no trabalho na lavoura de cana de açúcar todos comentavam, mais uma vez foi visto La pelos pastos da fazenda vermelha de longe se avistava correndo a tal mula sem cabeça, atiraram nela mas não acertaram ela era muito rápida e ágil, não conseguiram conte-la.
O marido chegou a casa e comentou com a esposa os fatos do dia ela disse apenas que as pessoas dessa cidade tem a imaginação fértil que de onde ela vem não existem essas coisas, que lá no norte do estado as pessoas não inventam essas estórias.
Mais uma vez foi o comentário da semana.
Na semana seguinte mais uma aparição da mula, dessa vez Foi pertinho da cidade mesmo, quase dentro dos limites.
Mais uma vez a turma se reuniu atrás da tuia do nho nanau, e eles foram os escolhidos, foram eles quem viram a tal mula. Correram para todos os lados, dizem que tem gente correndo até hoje por ai.
Depois desse fato narrado na cidade, até o exercito apareceu pra fazer a segurança turistas de pesquisadores voltaram a freqüentar a cidade novamente e saiu até no jornal nacional. A cidade ficou famosa com a tal mula sem cabeça. Equipes de reportagens de outros países vieram para tentar filmar algo, mas mula era mais esperta, quando a esperavam em um local ela aparecia em outro e todos corriam para La e de La ela ia para outro, assim cada dia seu aparecimento era em pontos diferentes.
Certa noite o marido se levantou para ir ao banheiro e viu a mulher sorrindo para ele, saiu da cama, e ao voltar notou algo estranho na cama o ele via a mulher, ou seja, a cabeça dela, mas não via o corpo, apalpou a cama toda pensou estar sonhando, mas que nada era tudo real, então se deitou e fingiu estar dormindo, aguardando a mulher voltar viu quando ela se voltou, e entrou no banheiro e mesmo sem a cabeça tomou um banho, entrou no quarto e se deitou ajeitando a cabeça ao seu corpo, e dormiu.
No dia seguinte o marido estava apavorado ficou o dia todo pensando que havia se casado com a mula sem cabeça, as fotos do padre era ele, o padre que ela seduziu e dormiu, seus familiares não a visitavam porque sabiam da maldição e assim como o vendedor havia falado ela também confirmava que havia morado no norte do estado, enfim chegou a uma conclusão disso tudo, iria aprontar uma peça coma mulher, todas as noites ele fingia que pegava no sono e esperava a mulher sair, mas ela não saia.
Os dias foram passando e nada dela sair, até que na noite de quinta aconteceu, ele ficou na espreita e ela saiu, foi então que ele pegou a cabeça que ficou na cama olhando para cima com um largo sorriso e a virou para baixo. Pegou no sono rapidinho não notou quando ela voltou.
Ele se levantou no horário de sempre, fez suas coisas e saiu para o trabalho e como sempre falavam da aparição da mula, agora foi no centro da cidade onde o exercito e os vigilantes não estavam, e bem perto de sua casa, no meio da manha uns dos funcionários veio correndo a cavalo lhe chamar, avisando que havia um problema em sua casa e que ele teria que ir até lá.
E se encaminhou com a carona de outro funcionário, ao entrar em casa ela caiu na risada ao notar sua arte, sua mulher a mula sem cabeça, havia entrado nos cobertores e não percebeu que a cabeça estava virada, agora ela andava de costas olhando pra frente ou de frente olhando pra traz, e assim se desfez a lenda da mula sem cabeça e nasceu a do curupira.

E assim foi mais um inicio de noite no condominiu com mais uma estoria sobre nossas lendas tupiniquins.

by choko

Nenhum comentário:

Postar um comentário

gostou? entao comente, assim posso melhorar mais ainda!!